sábado, 25 de fevereiro de 2012

ENTENDA COMO FUNCIONA UM RECEPTOR FM/VHF


entendendo como tudo isso funciona. Quais as leis físicas envolvidas nesse fascinante processo. Transmitir dados e informações por radiofrequencia é um tema muito interessante. 
Quando eu montei meu primeiro transmissor, e comecei a transmitir para um radinho na frequência de FM, foi como descobrir um mundo desconhecido, é uma sensação muito boa, mas eu não fiquei totalmete satisfeito, então resolvi pesquisar e estudar com mais profundidade como eu concegui fazer aquilo, dai pra frente foi só mais descobertas, mas continuo aprendendo.
Vamos começar pelo circuito básico de uma etapa  do receptor (super-regenerativo abaixo).



O único componemte ativo dessa etapa, é o transistor BF494, cuja base é polarizada pelo transistor R1, por R2 e pelo trimpot P1 que serve também para controlo de realimentação. O capcitor C1 desacopla o circuito de base. Toda essa etapa é um oscilador que vai trabalhar dependendo do sinal de entrada, isto é, a frquência que deve colocar o oscilador em funcionamento e portanto que deve ser recebida, é determinada pelo circuito ressonante (CV/L1). A realimentação que matém as oscilações quando eleas ocorrem é feita pelo capacitor C3.
Desse modo, ao receber um sinal na frequência sintonizada, ooscilador tende a entrar em funcionamento, realimentando-se ou regenerando o sinal de modo a proporcionar uma grande amplificação. P1 deve ser ajustado para que o oscilador não chegue a oscilações mais intensas. Em seguida o sinal já foi detectado. 
O sinal de alta frequência recebida não passa pelo choque XRF(bobina), mas o sinal de áudio sim. O sinal de áudio é retirado do circuito via C2 e R3. O sinal de áudio é levado à base do transistor Q2 BC548 de onde pode ser aplicado a um amplificador externo. 
Leia mais…

Nenhum comentário:

Postar um comentário