segunda-feira, 22 de outubro de 2012

recuperando bateria viciada

  Este guia é uma demonstração com fim educativo. Se você pretende fazer o que está aqui descrito tudo bem. Mas isso pode estragar de vez a bateria ou até mesmo rompe-la, podendo machucar quem está manuseando se não for tomado alguma precauções. Em geral a bateria tem uma vida útil, e temos que respeitar este limite. Sua bateria tem uma quantidade de cargas e descargas a qual foi projetada este método vai diminuir esta vida útil, mas pode fazer com que sua bateria viciada segure a carga como nova denovo. Então não pense que isto é uma solução milagrosa. Muito importante também salientar que não pule passos, isto traria um resultado desastroso.


Primeiro passo, descarregue a bateria.

    Deixe o celular ou dispositivo ligado por o máximo de tempo que conseguir. Se for notebook, deixe na tela da bios até desligar sozinho. Se for celular enfie de baixo de um travesseiro e deixe apitar. Mesmo feito isto a bateria, e principalmente as viciadas, ainda tem muita carga armazenada. Ela está na verdade enganando o usuário, como se não tivesse carga.  Você pode ver na imagem abaixo que esta bateria de celular (carga nominal de 3.6v) ainda tem carga mesmo com o celular desligando sozinho.

Segundo passo, descarregue mais ainda.

    Agora é preciso certificar de que você é capaz de tirar toda carga da bateria. Pegue um led, resistor ou qualquer componente que consuma energia. É preciso consumir a energia devagar para o método ser mais efetivo. Para isso utilize um resistor alto o suficiente para não queimar a bateria, mas também baixo o suficiente para não demorar muito. Em geral pegue a corrente nominal da bateria e tire 20% dela.
Por exemplo, uma bateria de 600 mhA:
Pegue a fórmula Tensão = Resistência * Corrente.
A tensão é 3.6 = R * 0.12 (20% de 600mha)
Resolvendo R = 30 Ohms
Então um resistor entre 30 e 50 Ohms deve servir.

    Ligue este resitor na bateria para descarrega-la completamente. De tempos em tempos meça com um multi-teste a tensão no resitor. Ela deve cair com o tempo. Quando a tensão chegar em 0v (zero) este passo já foi comprido.


Terceiro passo, tratamento de choque.


    Agora vamos acordar a bateria. Este passo consiste em dar um choque na bateria de forma que ela volte a si. Carregue a bateria num gerador com voltagem, de 40 a 60% maior que a tensão nominal dela por alguns segundos. Pegue um eliminador de corrente contínua, ou uma bateria maior e ligue o polo +(positivo) no polo +(positivo) da bateria viciada e o -(negativo) no -(negativo) da bateria viciada. Por exemplo nesta bateria de 3.6v dei uma carga de 6 Volts por 20 a 30 segundos. A bateria não pode esquentar! se isto tiver acontecendo use um gerador com voltagem menor. Apesar de que isto não deve acontecer: Atenção, neste passo há risco de explosão
Agora meça com o voltímetro. A bateria deve ter alguma carga.

Último passo, recarregue 24 horas.


    Coloque a bateria no carregador e recarregue ela por 24 horas. Em todas a baterias viciadas que testei, sendo que todas tinham se viciadas 1 vez só, este método funcionou!
    Se não funcionar vai estragar de vez

Nenhum comentário:

Postar um comentário