quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Esquema Transmissor OM CW


Aviso: Este artigo apresenta um circuito que não pode operar regularmente devido a restrições que estão sob o controle da Agencia Nacional de Telecomunicações(ANATEL). Portanto, a matéria publicada aqui tem apenas um objetivo didático. O uso deste material é de total responsabilidade do leitor.

O esquema elétrico do circuito da figura apresentado abaixo é de um pequeno transmissor telegráfico ideal para a prática de código morse. Este circuito é muito fácil de ser montado por não ter nenhum componente crítico. A bobina L1 consta de 100 espiras de fio 22 a 28 num bastão de ferrite de 0,8 a 1 cm de diâmetro. L2 consta de 30 espiras do mesmo fio enrolada sobre L1. O transformador T1 pode ser do tipo usado na saída de áudio de aparelhos transistorizados e a alimentação pode ser feita com tensões de 3 a 12V.

Para tensões entre 3 e 6V o transistor pode ser inclusive o BC548, BF494 ou outros NPN de pequena potência. Para tensões mais elevadas é recomendado o uso do BD135 ou 2N2218 com um pequeno radiador de calor. O variável CV é ondas médias. Para obter maior desempenho use antena externa e ligação à terra.

A tonalidade do som modulador pode ser alterada com a troca do resistor de 220k por um trimpot ou potênciometro em série com um resistor de 22k. O capacitor de 470 pF deve ser cerâmico e o manipulador M pode ser improvisado com lâminas de metal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário