sábado, 25 de fevereiro de 2012

CIRCUITOS RF


A categoria “Circutos RF” é dedicada ao estudo das ondas eletromagnéticas. Conceitos e teorias sobre “ondas” mas também com vários circuitos e projetos. É um campo extremamente interessante e longo, portanto vamos começar..OK

Como sabemos, existem dois tipos de sinais; os de áudio frequênciaa  e o de rádio frequência. Como podemos separar esses sinais, quanto a sua frequência ? 
Normalmente os sinais de áudio frequência são aqueles que possuem frequências mais baixas, isto é, entre alguns hertz e algumas dezenas de KHz. Quando aplicados a transdutores como auto-falantes, podem dar origem a sons, ou ultra-sons. As rádio frequências são produzidas por osciladores que operam em frequências muito mais altas (centenas de KHz) que quando aplicados às antenas dão origem a ondas de rádio, ou ondas eletromagnéticas. Não vamos esquecer que sinais de áudio só se propagam em meio material (ar, água ou um sólido) enquanto que ondas eletromagnéticas podem se propagar tambem no vácuo.
Alguns autores fazem uma separação bem difinida desses dois sinais em torno de 100 KHz. Se a frequência estiver acima de 15 000Hz ou 15 KHz (limite audível) teremos os ultra-sons, mas na verdade não há um limite para sua frequência.
Podemos tanto ter ultra-sons que tenham frequências próximas do audível (entre 20 e 30 KHz), como os emitidos pelos morcegos, mas também existem ultra-sons de frequência da ordem de 3 a 4 MHz, como aqueles transdutores que trabalham em ultra-sonografia médica. 
Lembrando que  uma corrente alternada (qualquer frequência) quando aplicada a um condutor, cria em sua volta um campo eletromagnético que é irradiado pelo espaço com a velocidade da luz. Agora vejamos: Uma corrente  de frequência baixa como 60 Hz da rede de alimentação de nossas casas, se aplicada a uma antena produz um sinal que se propaga pelo espaço, então, é uma sinal de rádio frequência ? Sim, é uma  frequência da faixa de VLF (frequência muito baixa) e não um sinal de áudio…
Então chegamos a seguinte conclusão: o que determina se um sinal de 15 KHz é uma áudio frequência, é sua finalidade, isto é, se for usada para produzir sons é uma áudio frquência e se usado para produzir ondas eletromagnéticas, então é uma rádio frequência. Obeserve a figura abaixo:

Um comentário:

  1. Apenas querendo ajudar se me permite, áudio frequência como vc diz...na verdade são ondas mecânicas e não são onda eletromagnéticas....qualquer frequência que utiliza corrente alternada cria ondas eletromagnéticas que se propagam em diversos meios, como espaço livre, água,terra ou meios confinados como fios de cobre, onde sua velocidade varia de acordo com o meio, no vácuo é de 8x10^8m/s. Já as ondas mecânicas dependem de um meio elástico para se propagar, algo que vibre como o ar ou água, isso explica a ausência de sons no vácuo. Então são coisas bem diferentes: Ondas mecânicas e ondas eletromagnéticas. Já a questão de ondas mecânicas e suas frequências audíveis á humanos estão corretas que variam de 20Hz á 20kHz, e ondas eletromagnéticas possuem um espectro bem maior. vai ai um link com o espectro de OEM. http://www.infoescola.com/fisica/espectro-eletromagnetico/. Espero ter ajudado, apenas quero compartilhar um pouco do que sei.

    ResponderExcluir