sábado, 13 de outubro de 2012

antena dipolo

   Antena Dipolo

A dipolo de ½l é provavelmente a mais simples antena utilizada pelos radioamadores, ela consiste de dois ¼l de comprimento de fio. Como mostrado, o dipolo tem uma performance melhor através da frente e costa de sua tela, mas terá um nulo (área reduzida/baixo rendimento) em qualquer lateral de seu monitor. Isto pode ser extremamente útil se você deseja operar Leste de estações ou Oeste de você, mas pode evitar interferência de estações para o Norte ou Sul (ou vice-versa).
Para uso omni-direcional, o dipolo deverá ser montado verticalmente, com o centro do cabo coaxial  alimentando o fio que fica para o alto.
Fig 1. Mostra a antena usada com uma conexão simples a um cabo coaxial de 75ohms. Como a impedância característica de uma antena dipolo de ½l é aproximadamente de 75ohms, pode-se ligar a mesma diretamente ao radio. Claro que, se trata de uma  alternativa, mas pode alimentar o dipolo diretamente com o cabo de 50ohms. Porém, o melhor modo é usar um balun
 Figo 2. Mostra o dipolo com um balun de 1:1 (transformador equilibrado/desequilibrado) inserido no centro da antena. Este é o método preferido de construção, e normalmente tem uma melhor performance que o método de isolador central previamente mostrado. 
A impedância a um determinado ponto na antena é determinada pela relação da voltagem pela corrente àquele ponto. Por exemplo, se tiver 100 V e 1.4 A de RF a um ponto especificado em uma antena e se elas estiverem em fase, a impedância seria aproximadamente 71 Ohms.
O tamanho de uma antena dipolo de  ½l depende do diâmetro do condutor utilizado, bem como da distancia da antena com relação ao solo e outros, onde o ideal seria acima de  ½l em metros. 
Abaixo, calcule aproximadamente o tamanho de sua antena dipolo de ½l, para freqüências abaixo de 30 MHZ.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário