domingo, 26 de fevereiro de 2012

RADIO FM SUPER REGENERATIVO











SUPER REGENERATIVO







 é um receptor para experimentar e brincar. Isto fala para a qualidade de selectividade de recepção, etc.Comparado com um receptor Heteródino Super. Isso é como deve ser qualquer Rx que afirma ser. De qualquer forma, podemos ouvir comerciais estações FM , ocanal de televisão FONIA , a torre de controle de um aeroporto que lá fora, e assim por diante. Com algumas considerações a ter em conta, podemos usá-lo sem problemas. Úbere das mãos:

Para começar, pegue o circuito de um scan da revista saber eletrônica, eu encontrei (como muitos dos meus projetos) no Forum: forosdeelectronica.com, então eu fiz uma pequena modificação, com o conselho dos meus amigos do fórum. Considere as informações do receptor:
pag01
pag02
pag03
pag04
pag05
Depois de ler e reler aquelas folhas, resolvi montá-lo para a simplicidade do circuito.A única coisa que foi considerado necessário para substituir o transformador na saída do áudio. Como substituir um colega me deu o link, usando um LM386 com uma configuração de folha de dados.
rxsresq01
Diagrama e inicial
rxsresq02
Diagrama electrónico, utilizando um LM386 como amplificador de áudio
Com essa mudança, comecei a montar o circuito. Que as imagens anexadas:
rxsr02
Detalhe RX, saiu da cabeça para baixo LM386
rxsr03
Imagem do interior do "escudo" com que as transmissões da bobina alcance bastante claramente Jorge Chavez aeroporto (aprox. 3 km de distância)
rxsr04
Algumas partes do Rx etiquetados
Considerações pessoais:
Alguns podem se perguntar por que o escudo, que não aparece em nenhuma das considerações do Rx ou o diagrama. A razão é que este tipo de receptores é bastante instável na frequência de recepção. Possivelmente por causa de sua alta sensibilidade. Por isso, quando meu Rx não tinha armadura, o suficiente para sair a 20cm da bobina para mudar de estações, hehe.
Então eu recomendo como um primeiro ponto, quando montado notar que eles vão proteger e preparar a assembléia para esse fim. Em seguida, proteger pelo menos os seguintes componentes: Q1, CV1 e L1 , esta blindagem deve ser feita por um material electricamente condutor deve ser ligada à terra.
Neste receptor da blindagem melhora grandemente a recepção, mas não o suficiente, por isso, se você também pode colocá-lo em uma caixa seria o ideal.Recorde tomar distância da antena para evitar alterações de ruído e frequência.
Bem, com tudo isso andando mais ou menos bem, e conseguir um pouco de diversão piadas ouvir os motoristas, entediado com a voz do operador da torre de controle etc
Divirta-se!

2 comentários:

  1. Este projeto de rádio é bem legal, já não posso falar o mesmo desta montagem
    não utilizou nenhuma placa universal ou mesmo usou o percloreto de ferro para fazer uma placa razoável para montagem.
    http://ppgel.ufsj.edu.br/uaisoccer/downloads/1272061971.pdf

    ResponderExcluir
  2. Já montei vários regenerativos e super regenerativos, e outros caseiros também! Quem quiser dar uma olhada, vai lá no meu canal, e não se esqueça de se inscrever! https://www.youtube.com/channel/UC5OVZw4frA2ucJAD4FIvI3w?view_as=subscriber

    ResponderExcluir