sábado, 25 de fevereiro de 2012

PISCA LED




Um circuito que é estudado obrigatoriamente em todos os cursos técnicos de eletrônica é o multivibrador astável. Dele, pode sair um projeto prático que se enquadrada em duas categorias: um injetor de sinais ou um pisca-pisca. Veja neste artigo o projeto de um pisca-pisca.



Um multivibrador astável é um circuito que não tem nenhum estado estável. A configuração básica é a mostrada na figura 1, em que dois transistores alimentam dois LEDs. 


Figura 1

Esse circuito tem os transistores se realimentando de tal modo que nenhum deles alcança um estado estável permanente de condução ou não condução. Assim, ao ser alimentado, o circuito muda constantemente de estado, com os transistores conduzindo alternadamente, o que faz com que os LEDs pisquem.

Conforme sabemos, a velocidade com que os transistores mudam de estado depende dos valores de R e de C no circuito da figura 1. Escolhendo apropriadamente os valores de R e de C, podemos elaborar um pisca-pisca alternado, em que dois LEDs piscam alternadamente.

As aplicações práticas para este simples circuito são muitas, como enfeites, alarme psicológico, animação para robôs, brinquedos e muito mais. O circuito analisado funciona com 4 pilhas comuns e tem um consumo muito baixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário