domingo, 26 de fevereiro de 2012

NEON CASEIRO




Material Nescessário


01 Adaptador molex
01 Cabide de Plástico (cabide transparente normal)
02 Leds de alto brilho
02 Resistores de 470 ohms
Fios para as ligações
Lixa 180
ferro de solda
arame de Solda
ple-style-span" style="background-color: black;">

1º Com a serra manual , serre o cabide na sua parte inferior, do tamanho que desejar. Note que quanto maior for o tamanho do tubo, menos luz terá em seu meio, ficando sempre a maior luminosidade nas pontas.


/>Com uma lixa 180, lixe toda a extremidade do plástico, para que o mesmo fique fosco. Isso dá um efeito melhor na dissipação de luz .






em cada ponta do tubo, sempre tomando cuidado de não alargar o furo demais ou quebrar as beiradas. Use o led de 5mm como medida e vá testando. O led deve entrar justo no buraco, não sendo necessário colar com cola quente, mas caso isso não aconteca, cole com cola quente pelo lado de fora, não colocando a cola no buraco.






4º Corte as pernas dos 2 leds para que fiquem mais curtas, deixando o espaço para soldar. Esse passo é necessário para que não fique tão grande a ligação na hora de soldar os resistores


Faça o mesmo com as pernas dos resistores





5º Solde o resistor na perna maior do led
foi usado um fio paralelo de 3mm para fazer as ligações, mas pode ser usado outro tipo de fios





6º Corte as pontas dos fios, de maneira que fiquem no tamanho certo em relação às pernas dos leds, e solde uma ponta do fio no resistor. depois solde a outra ponta do fio na perna do led que sobrou


7º Solde a ponta do fio que vem da perna mais curta do outro led na perna mais curta desse 2º led, juntamente com uma das pontas do fio que vai ser usado para ligar na fonte.


Solde a ponta do fio que vem do resistor do outro led no resistor desse 2º led, juntamente com a outra ponta do fio que vai ser usado para ligar na fonte.


Click here to view the original image of 619x406px.



8º Agora, desmonte os fios amarelo e um preto do molex, para que possamos soldar o fio que ligará o Tubo de Luz, e faça a solda neles. Lembre-se que o fio que vai para os resistores deve ser ligado no fio amarelo do molex e o outro no fio preto do molex.


Click here to view the original image of 640x402px.



Se a ligação estiver correta, o projeto deverá ficar assim


Click here to view the original image of 636x404px.



Você pode fazer a mesma coisa usando um led somente em um tubo menor, alcançando o mesmo efeito

Nenhum comentário:

Postar um comentário